Quem sou

Minha foto
Psicóloga, formada pela FUMEC, com inscrição no CRP 04/34263. Formação em Psicoterapia Familiar Sistêmica,Terapia Ericksoniana / Hipnoterapia e Sexologia Clínica. Pós-Graduação em TCC- Infância e Adolescência. Formação em Terapia de Esquemas. Co- fundadora da PerCursos. Atua com psicoterapias individuais, de casais e famílias.Atualmente Psicóloga em consultório particular em BH e atendimentos on-lines. Colunista do Jornal Gazeta de Minas em Oliveira e Jornal A Noticia em Carmo da Mata. Ministrante de palestras em escolas e empresas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

O CONFLITO - A MULHER E A MÃE - livro de Elizabeth Badinter

As mulheres hoje são menos livres do que nos anos 70 e 80, em pleno auge do feminismo?

Será que não temos mais direito a ser mães imperfeitas ou simplesmente renunciar à maternidade?

Por que as mulheres continuam a se culpabilizar em relação a seus filhos?

Neste seu novo livro,O Conflito - a mulher e a mãe, lançado em 2010 na França, Elisabeth Badinter mais uma vez aponta com grande acuidade, para a situação de impasse que a mulher está vivendo nos dias de hoje. O que para a filósofa significa um retrocesso em relação às conquistas da época feminista. ”À força de escutar o elogio às virtudes da maternidade feliz, do aleitamento materno como uma realização feminina, a seu talento indiscutível para modelar o destino de seus filhos, bonitos e inteligentes, as mulheres se deixaram adormecer” alfineta Badinter.

Para ela, os responsáveis por esse retorno à tirania da maternidade são inúmeros: em primeiro lugar, o mercado de trabalho, em seguida certos pediatras « reacionários” , as cruzadas em prol do aleitamento materno e as feministas naturalistas. “Os discursos de todos estes grupos, que eu não misturo, se congelaram em torno da idéia da boa mãe ecológica » analisa Badinter. “O que eu denuncio é um discurso que não leva mais em consideração a ambivalência materna. As mulheres hoje não têm mais a liberdade de dizer não”.

Autor Desconhecido - Tirado do site BiblioFrança

2 comentários:

  1. Boa tarde Camila,

    Que alegria encontrar o seu site. Sou terapeuta de familia sistemica e a mto tempo não encontro nada com seriedade sobre esse assunto. vc p mim foi um grande achado. Meu nome é Divina Schinaider e-mail divinaschi@hotmail.com
    abraços e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Divina,

    Seja Sempre Bem Vinda ao meu blog. Fico feliz em poder te ajudar em algum momento com as minhas postagens. Por aqui poderemos fazer trocas e compartilhar aprendizados.
    Um abraço

    ResponderExcluir