Quem sou

Minha foto
Psicóloga, formada pela FUMEC, com inscrição no CRP 04/34263. Formação em Psicoterapia Familiar Sistêmica,Terapia Ericksoniana / Hipnoterapia e Sexologia Clínica. Pós-Graduação em TCC- Infância e Adolescência. Formação em Terapia de Esquemas. Co- fundadora da PerCursos. Atua com psicoterapias individuais, de casais e famílias.Atualmente Psicóloga em consultório particular em BH e atendimentos on-lines. Colunista do Jornal Gazeta de Minas em Oliveira e Jornal A Noticia em Carmo da Mata. Ministrante de palestras em escolas e empresas.

quarta-feira, 7 de março de 2012

O Mito da Mulher Poderosa

Vivemos em uma época em que as mulheres conquistaram um grande espaço e muitos papéis. Mais que mãe, avó, esposa, dona de casa, essas mulheres vem se ousando no mercado de trabalho desde a Segunda Guerra Mundial, que por falta de mão de obra masculina, começaram a conquistar seu lugar neste mundo globalizado e competitivo. Então falar de uma mulher seria um equívoco. Na verdade, são várias mulheres dentro de uma mulher.

As mulheres com seus vários papéis e assumindo cada vez mais funções, buscam resolver tudo que aparece no seu dia e nas suas relações, podendo correr o risco de esquecerem de si mesmas e considerar seus desejos e sonhos.

Às vezes com tantas tarefas o sentimento final é de frustração por não dá conta de fazer tudo. A mulher contemporânea conquistou tanto espaço, mostrou tanto resultado e desempenho que procura uma perfeição em todas as execuções de seus vários papéis, que não existe, e isso se torna um mal para elas mesmas. Não sabem que é natural que algo sai mal feito. Então desperta uma cobrança interna que consome toda sua energia, fazendo um mal para o interior delas mesmas.

Hoje pode-se falar que estamos vivendo um mito que as mulheres carregam de serem “poderosas” quase que 24 horas por dia, tendo que executar todas as tarefas e com total perfeição. O MITO da mulher poderosa. Essa posição retira as mulheres de outra posição que é a de serem humanas com imperfeições e limitações. Nem sempre dá para fazer tudo bem feito no momento certo. Precisamos dividir tarefas, delega-lás para os outros quando não damos conta.E isso é o que as mulheres não vem fazendo.

Com isso os homens, por sua vez, estão ficando cada vez mais recolhidos e assustados. As mulheres querem dar conta de tudo e serem melhores em tudo.

Assim essa imagem de mulher que vem sendo construída não deixa espaço para os homens desempenharem seus papéis e para as diferenças de gênero. Será que isso não esta correlacionado a tantos conflitos entre os casais? Talvez as mulheres queiram uma igualdade com o outro sexo que não existe desde bases biológicas e genéticas. Homem é diferente de Mulher. O enriquecedor é lidar com as diferenças.

Então mulheres voltem para vocês mesmas tire um tempo para vocês, reflita. A sensibilidade, sensualidade, leveza são características femininas. Busquem o tesouro da Feminilidade que existem em cada uma. Reserve um tempo para vocês. Aproveitem seus potenciais e habilidades, mas saibam reconhecer seus limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário