Quem sou

Minha foto
Psicóloga, formada pela FUMEC, com inscrição no CRP 04/34263. Formação em Psicoterapia Familiar Sistêmica,Terapia Ericksoniana / Hipnoterapia e Sexologia Clínica. Pós-Graduação em TCC- Infância e Adolescência. Formação em Terapia de Esquemas. Co- fundadora da PerCursos. Atua com psicoterapias individuais, de casais e famílias.Atualmente Psicóloga em consultório particular em BH e atendimentos on-lines. Colunista do Jornal Gazeta de Minas em Oliveira e Jornal A Noticia em Carmo da Mata. Ministrante de palestras em escolas e empresas.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Auto Estima na Relação Pais e Filhos



Auto- estima é um termo muito ouvido nos nossos dias. Mas talvez poucas pessoas já pararam para pensar como se dá a auto-estima na relação pais e filhos. Como é a auto-estima dos seus filhos? E antes: como é a auto-estima de vocês, pais?

Começo definindo o que é auto-estima.

Bom, auto-estima todos nos temos. Muitos Psicólogos, psiquiatras e em dicionários dão a definição desse termo como alguém que faz uma avaliação de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa; pessoa capaz de acreditar nela mesma, de se sentir capaz de enfrentar os problemas da vida; pessoa que tem amor próprio, que sabe expressar o que deseja e o que sente; que não depende da opinião dos outros... assim vão as várias definições.

E como fica isso na relação pais e filhos?

Sabe-se que o nível de auto-estima dos pais é um fator critico na criação dos filhos, já falava a

Psicoterapeuta Sistêmica Solange Rosset. Não quero com essa afirmativa culpabilizar os pais. Chega de apenas culpar os pais por tudo que acontece com seus filhos, meu objetivo é trazer um novo olhar sob essa relação que, ao mesmo tempo, é permeada por dores e delícias.

Na verdade o nível de auto-estima de quem é pai ou mãe, muito antes esta relacionado à como seus pais qualificaram suas ações, habilidades e competência na sua infância. Os pais desses pais. Isso vai passando de geração para geração e tornando-se um círculo vicioso. Então quando os pais compreendem que a auto-estima dos seus filhos depende diretamente da sua própria auto-estima passam a olhar e cuidar mais deles mesmos antes de querer resolver questões que envolvem seus filhos.

Uma pessoa com baixa auto-estima tem profundo senso de desvalorização e inutilidade; espera que alguém construa sua felicidade, deposita no outro a responsabilidade de todas as coisas da sua vida. Isso é muito comum na relação pais e filhos. Pais com auto-estima baixa depende do amor e respeito dos filhos para ter sua auto-estima aumentada. Assim exigem deles que eles (filhos) representem seu valor perante a sociedade e a família, provando que as ama como pai ou mãe. Isso gerará riscos para os pais e, principalmente para os filhos.

Os pais nunca poderão passar para os filhos o que não se tem ou não sabem. Como desejar a felicidade para os filhos, sendo que vocês, pais, não encontram a de vocês? Só ensina o que se sabe. O que os pais são vão passar para os filhos, consciente ou inconscientemente; através de palavras ou gestos. Então como já havia dito no começo não estou aqui para culpá-los, mas para contribuir para pensarem e cuidarem um pouco mais de vocês. Conhecer seus limites, habilidades, frustrações; lidar com suas inseguranças e responsabilidades. Antes de pais vocês são seres humanos que tem suas necessidades, desejos e dificuldades. Tire um tempo para vocês, reflitam sobre vocês enquanto pessoas. Assim poderão ser melhores para vocês e conseqüentemente para os filhos. Pais com uma alta auto-estima, filhos com alta auto-estima.

                                                                           Camila Ribeiro Lobato
                                                                           Psicoterapeuta Sistêmica



Nenhum comentário:

Postar um comentário